• por Anelise Freitas

Zine, que bicho é esse?


Já falei aqui sobre formas fáceis de autopublicação online, mas como somos loucas por papel hoje vou falar sobre uma forma de autopublicação simplese que possui custo baixíssimo de produção: a zine.


A zine é uma abreviação de fanzine que, por sua vez, é já uma abreviação de fan magazine. No português, há registro de seu uso no masculino, mas eu digo sempre no feminino - A ZINE - porque vem do inglês "magazine", que significa "revista", logo, um substantivo feminino no português.

O conceito da zine, como o próprio nome diz, é: uma publicação feita de um fã para outro fã, isto é, alguém faz uma zine autoral e ela chega ao público sem mediação de outros meios. Por isso, é comum que ela passe de mão em mão, fugindo das rotas das bancas e das livrarias, por exemplo.


Normalmente, a zine é distribuida gratuitamente, mas ela também pode ser vendida. Entretanto, não cobre valores exorbitantes, pois uma das coisas que mais fascina a quem publica e lê uma zine é, justamente, a sua facilidade de produção e veiculação, além do baixo custo.


Zine é uma ideia na cabeça e uma folha de papel A4 na mão!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por MATINTA 

MATINTA * tipo ideia no papel

CNPJ  35.653.597/0001-58

Rua Vila Rica, 15/401 - São Mateus - Juiz de Fora/MG