• por Anelise Freitas

Por que estudar o espanhol?

Atualizado: 26 de Set de 2020



Sempre começo as minhas aulas perguntando aos meus alunos e minhas alunas porquê resolveram estudar o espanhol. Já ouvi de tudo: que era fácil, que tinham alguma ascendência hispânica, porque se parecia com o português, precisavam de créditos, e porque amavam a língua. Depois dessa pergunta, geralmente eu costumo falar sobre alguns bons motivos para se estudar o espanhol, principalmente motivos que fujam ao estereótipo que algumas pessoas carregam sobre a língua castelhana.

Separei 3 motivos básicos para você começar a estudar o espanhol AGORA:


1. Cultura e língua


Não olhe uma língua apenas como uma estrutura a ser decorada ou mapeada. A língua é a fonte de expressão de um povo e, consequentemente, é uma construção cultural. Tente ver a língua socialmente, a partir do uso que os falantes fazem dela. Aprender a língua ampliaria a sua possibilidade de acessar essa cultura. Podemos viajar, ler textos originais, ler notícias diretamente nas fontes dos países hispanohablantes, ver filmes, ouvir músicas, conversar com pessoas de variados lugares e... variadas culturas! Então, não perca a oportunidade de conhecer mundos através do espanhol.


2. O Brasil está na América Latina


O Brasil é um país latino-americano. A maior parte dos países que têm fronteira com o Brasil é de hispanohablantes. Além disso, o espanhol guarda um tronco linguístico da mesma família do português, o que permite que façamos conexões de maneira mais rápida. Conhecer o espanhol é também conhecer um pouco sobre a nossa própria história, quer dizer, é uma língua que pode ensinar um pouco sobre nós e, quiçá, nos dar algumas ferramentas para a construção de um pensamento decolonial.


3. É uma das línguas mais faladas do mundo


Estima-se que mais 450 milhões de pessoas falem o espanhol como língua materna. Isso faz dessa língua uma das mais faladas do mundo, ficando atrás apenas do mandarin, que possui quase um bilhão de falantes de língua materna. O inglês é a língua mais falada do mundo, mas não em falantes nativos. Atualmente, o espanhol é falado em quatro continentes, sendo a língua oficial em mais de 20 países. A maior parte dos falantes de espanhol está na América Latina, onde a língua é falada na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Mas também é falada na Europa (Espanha), na África (Guiné Equatorial, Ilhas Canárias, Ceuta, entre outros) e na Ásia (Filipinas, embora não seja a língua oficial, o país foi dominado pela Espanha por três séculos). Só nos EUA, o espanhol é a segunda língua mais falada!


Claro que, além desses, existem outros motivos para se aprender o espanhol. Agora é a sua vez de contar pra gente um motivo imperdível!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por MATINTA 

MATINTA * tipo ideia no papel

CNPJ  35.653.597/0001-58

Rua Vila Rica, 15/401 - São Mateus - Juiz de Fora/MG