• por Anelise Freitas

Escrita Criativa: carta para si



Missiva. Epístola. Correspondência. Carta.


Em um mundo virtualizado e afoito pela rapidez, usar o celular para trocar mensagens é muito mais rápido do que enviar uma correspondência à mão. Talvez por isso tanta gente goste de usar a carta como um ato terapêutico e de autoconhecimento. Em um momento em que estamos tão próximas e, ao mesmo tempo, tão distantes, escrever para nós mesmas parece ser um ato relovucionário, do ponto de vista estético.


Por isso, hoje eu queria compartilhar um exercício de escrita em três partes. Essa atividade foi desenvolvida por mim, baseada nesse gênero textual. Você vai precisar apenas de lápis e papel.



PASSO UM


Você é você. Vou chamar você de Dora. A Dora foi viajar, E aí, nesse lugar dos sonhos que a Dora foi visitar - qual é esse lugar, Dora? -, ela/você foi comprar um cartão postal. Na loja, você/ela compra um cartão muito especial, que dá direito a ser enviado para a Dora de 10 anos atrás. O que a Dora vai escrever em um espaço tão curto?



PASSO DOIS


A Dora de 10 anos atrás recebeu o cartão postal e resolveu se/te responder em formato de carta. Por mais incrível que pareça, ela/você não ficou assustada ao receber um cartão postal de si mesma vindo do futuro. Agora, é hora de você/ela escrever a resposta. Como a Dora respondeu a si mesma?



PASSO TRÊS


Passaram-se 1o anos e a Dora encontrou o cartão postal e a carta dentro de uma caixinha. A Dora-você agora resolveu que vai escrever sobre essa experiência, e escolheu escrever um poema. Agora, Dora, escreva.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por MATINTA 

MATINTA * tipo ideia no papel

CNPJ  35.653.597/0001-58

Rua Vila Rica, 15/401 - São Mateus - Juiz de Fora/MG