Aulas Particulares (desde 2014)

Ofereço o serviço de aulas particulares há oito anos. Tendo trabalhado com as disciplinas de língua espanhola (preparatório para seleções de pós-graduação, viagens, defesas de teses, reforço escolar etc.) e língua portuguesa (redação, literaturas etc.). Em 2013, atuei no curso Soma, especializado em aulas particulares e, atualmente, dou aulas particulares de língua portuguesa e redação no Colégio Nota 10, em Juiz de Fora/MG.

Projeto de Universalização (2015 - 2019)

Preparei o material didático e ministrei aulas de língua espanhola no Projeto de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Juiz de Fora (PU), tendo sido aprovada por duas vezes no processo seletivo.

Rede Apogeu de Ensino (2017)

Preparei o material didático e ministrei aulas de língua espanhola para o Ensino Infantil, atuando com crianças entre 2 e 6 anos.

Oficina de Criação - As performances do corpo na criação literária (2013)

Oficina de Criação - As performances do corpo na criação literária (2013)

Curso para Concursos (2014 - 2016)

Estagiária, na disciplina de língua espanhola, em que preparei o material didático e ministrei as aulas do Curso para Concursos (CPC) da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2015)

Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Espanhol), da Capes, cujo objetivo era acompanhar e desenvolver atividades de língua espanhola para alunos de escolas públicas.

Oficina de Criação - La casa en la poesía de mujeres: Brasil y Argentina (2018)

Ofereci, junto à Fernanda Vivacqua e Marcela Batista, a oficina La casa en la poesía de mujeres: Brasil y Argentina, que aconteceu no Centro Cultural BRASIL-ARGENTINA (Buenos Aires). O projeto foi voltado para a temática da casa na escrita de mulheres e tinha como objetivo a criação literária de um texto sobre o tema.

Oficina de Criação - O corpo no corpo do poema (2018)

Ofereci a oficina de criação literária, intitulada O corpo no corpo do poema, durante a VIII Jornada Literária do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A oficina perpassou uma discussão sobre o corpo e como esse se envolve no fazer poético.

Oficina de Criação - As performances do corpo na criação literária (2013)

A convite do projeto Sesc Literatura, ministrei a oficina As performances do corpo na criação literária, baseada na obra Cadeiras Proibidas, de Ignácio de Loyola Brandão.

Oficina de Criação - Literatura feminina (2012)

Junto à Laura Assis e Larissa Andrioli ministrei a oficina com temática da escrita desenvolvida por mulheres no V Festival Mulheres no Volante.

Casa das Rosas

Curso ELA Idiomas (2019)

Ministrei aulas de língua espanhola no curso ELA Idiomas a partir da abordagem comunicativa.

Ministrei o curso Mais que a teus pés: a poética de Ana Cristina Cesar, nos dias 19, 21, 26 e 28 de outubro de 2021, sobre a a obra de Ana Cristina Cesar (1952-1983) – um dos marcos da poesia dita marginal dos anos 1970 –, apesar de breve, extrapola a poética de sua época, mantendo raízes na poesia contemporânea. Ao fazer um percurso sobre sua obra, especialmente a poética, este curso chamou a atenção para algumas de suas características – principalmente a presença do signo da casa e como expõe na escrita a sua própria formação poética entre Cenas de Abril e A teus pés –, sondando sobre o que a torna tão atual.

Festival Mulheres no Volante2

Oficina de Criação - Literatura feminina  Festival Mulheres no Volante (Juiz de Fora, 2012)

Sesc Literatura

Oficina de Criação - As performances do corpo na criação literária (Juiz de Fora, 2013)

IMG-20181113-WA0002

Oficina de Criação - O corpo no corpo do poema (Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018)

IMG-20181005-WA0009

Conversa com alunos do ensino básico argentino durante o VII Festival de Poesía Latinoamericana de Bahía Blanca (Bahía Blanca, 2018)

IMG-20181010-WA0013

Oficina de Criação - La casa en la poesía de mujeres: Brasil y Argentina (Buenos Aires, 2018)